Responsável pelo desenvolvimento da região.

Atuando em mais de 50 municípios inclusive na Capital!

Glossario

Glossario


O nosso glossário apresenta-se com os termos técnicos mais utilizados na dentro da área da Computação. Para pesquisar, clique em cima da primeira letra do nome.


A B C D E F G H I J K L M N O P R S T U V W X Y Z


A


Acceptable use policy (AUP)
Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus serviços.
Active - X
Componentes utilizados para permitir a conexão via objetos ativos, com aplicações do lado servidor.
Alias
Significa segundo nome ou apelido. Pode, ainda,referenciar um endereço eletrônico alternativo de uma pessoa ou grupo de pessoas, ou um segundo nome de uma máquina. É também um dos comandos básicos do Unix.
Anonymous
Nome normalmente utilizado para o login ou userid num servidor FTP, e indica tratar-se de um usuário anônimo, ou seja, não cadastrado na máquina em questão. A password a fornecer em seguida deve ser o endereço eletrônico ou guest. O sistema permitirá apenas o acesso aos arquivos públicos.
AntiVírus
Programa que detecta e elimina vírus de computador
API (Application Programming Interface)
Linguagem e formato de mensagem que permite que um programador utilize funções em outro programa ou equipamento.
Aplicações Internet
São também conhecidas como aplicações TCP/IP, são os programas de aplicações que utilizam os protocolos da rede conhecidos como: FTP (File Transfer Protocol) para transmissão de arquivos; SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e POP (Post Office Protocol) para correio eletrônico (e-mail); HTTP e HTML em navegadores (browsers);IRC (Internet Relay Chat) para bate papo; e outros
Aplicações Java
São programas de aplicação, desenvolvidos utilizando-se a linguagem java, porém com comportamento similar a de outras aplicações.
Applets Java
utilizam uma janela dentro da página web, para interface de entrada e/ou saída com o código intermediário (byte code) java que é executado pelo browser.
Archie
É um serviço de busca de arquivos armazenados em FTP anônimo. É pouco disseminado no Brasil. Pode ser usado para procurar determinado arquivo por assunto, título ou palavra-chave.
Arpanet
Rede experimental criada pela ARPA( Advanced Research Projects Agency), onde foram testadas as teorias e o software no qual a internet se apoia, sendo então, a "ancestral" da Internet.
Arquitetura de Rede
Conjuntos hierárquicos de protocolos de comunicação.É a coleção de regras lógicas que estabelece a comunicação entre os computadores interligados fisicamente em uma rede.
Arquitetura Cliente-Servidor (Client/Server)
É toda arquitetura de rede onde estações (microcomputadores) executam aplicações clientes que se utilizam de programas servidores para transferência de dados do próprio servidor ou comunicação com outras estações e suas aplicações clientes.
ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
É o código padrão para representar os caracteres como letras, dígitos, códigos de controle, sinais de pontuação e quaisquer outros símbolos.
ATM (Assynchronous Transfer Mode)
É um protocolo para transmissão de dados que multiplica a velocidade.


B


Backbone
É a espinha dorsal de grandes redes de comunicação na Internet. São geralmente as conexões de alta velocidade que interconectam redes regionais. Existem backbones empresariais, particulares.
Banco de Dados
São um conjunto de informações relacionadas entre si, relacionadas ao um assunto em comum, organizadas de forma útil, com a finalidade de servir de base de dados para que o usuário obtenha informações, tire conclusões e tome decisões.
Banda Larga
Tecnologia de rede que multiplexa várias portadoras de rede em um único cabo. A tecnologia utiliza menos cabos, mas o equipamento é de custo mais elevado.
Banda-base
Tecnologia de rede que exige que todos os nós conectados à rede participem de todas as transmissões. A Ethernet é uma tecnologia de banda base.
Baud
Medida de velocidade de transmissão; o recíproco da duração do menor elemento de sinal de uma transmissão. No padrão ASCII DR-232C, o elemento de sinalização é um bit.
Baud rate
Medida de taxa de transmissão elétrica de dados em uma linha de comunicação. Mede o número de sinais elétricos transmitidos por unidade de tempo.
BBS ( Bulletin Board System)
É um sistema que basicamente oferece serviços de correio eletrônico, repositório de arquivos (de programas, dados ou imagens) e outros serviços tais como conversação on-line. Seus assinantes tipicamente tem acesso através de linhas telefônicas utilizadas via computador pessoal e modem.
Bit
É a menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0(zero) ou a 1(um), ligado/desligado, etc...
Bps (bits per second)
É a velocidade de transmissão de dados. Uma medida da taxa de transferência real de dados de uma linha de comunicação. É dada em bits por segundo. Variantes ou derivativos importantes incluem Kbps (= 1000 bps) e Mbps (= 1000.000 bps)
Browser (Navegador)
1. Paginador ou navegador, é um programa usado para fazer o acesso as páginas WWW. /2. Programa de aplicação cliente que permite acessar, por meio de uma interface gráfica (Windows), de maneira aleatória ou sistemática, informações diversas, contendo textos, imagens e gráficos, sons, etc. O acesso ao servidor remoto, que pode ou não estar ligado à Internet, pode ser feito via rede local ou modem.
Buffer
Área utilizada para armazenar dados de entrada ou saída.
Byte
É o conjunto de 8 bits. É essa unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere ou um código para desenho na tela.


C


Ciberspaço
É o mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações
CGI ( Common Gateway Interface)
Aplicação servidora geralmente usada para processar solicitações do browser (navegador) através de formulários HTML, enciando o resultado em páginas dinâmicas HTML. Pode ser usado para conexão (gateway) com outras aplicações e banco de dados do servidor.
Cliente
1. É o computador que envia as solicitações ao servidor./ 2. Programa responsável pela solictação de um serviço.
Cookies
Permitem que servidores gravem informações de seu interesse, geralmente de configuração, no lado cliente (browser).
Compressão
É um processo pelo qual através de programas específicos diminui o tamanho dos arquivos para que os mesmos ocupem um menor área no disco.
Conexão Direta
Ligação permanente entre dois computadores, é um sinônimo para linha dedicada.
Conta
Nome pelo qual o sistema operacional identifica o usuário; o mesmo que login, userid
Correio Eletrônico
O e-mail é um meio de comunicação baseado no envio e recepção de textos, chamados de mensagens, através de uma rede de computadores. Cada usuário de e-mail possui um endereço Internet para corresponder-se.
Cracker
Indivíduo que faz de tudo para invadir um sistema alheio, quebrando sistemas de seguranca, para poder espionar ou causar danos.
Criptografar (Encriptar)
É a técnica de converter (cifrar) uma mensagem ou mesmo um arquivo utilizando um código secreto. Com o propósito de segurança, as informações nele contidas não podem ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.


D


Data Set
1. Arquivo, conjunto de dados. 2. Nome utilizado pela maioria das companhias telefônicas nos Estados Unidos em lugar de modem.
Default
É o valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando o usuário não o fornecer.
Dial-Up
É uma conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
Digital
Em termos genéricos, qualquer esquema de sinalização baseado nos estados on/off; os sinais são formados apenas por 0s e 1s, em vez de uma grande diversidade de freqüências analógicas moduladas.
DNS (Domain Name System)
É o sistema responsável pela conversão dos enderços no formato simbólico(telma.net.br) para o formato numérico(10.98.1.241).
Domínio
Nome que identifica um computador, um departamento ou uma organização na rede Internet
Domínio Público
É um programa disponível publicamente e de acordo com as condições estabelecidas pelos autores, sem custo de licenciamento para uso. O software é, geralmente, utilizável sem custos para fins estritamente educacionais, e não tem garantia de manutenção ou atualização. Um dos grandes trunfos da Internet é a quantidade praticamente inesgotável de software de domínio público, com excelente qualidade, que circula pela rede. Ver também: shareware
Download
É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu.
dpi (dots per inch ou pontos por polegada)
Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.


E


E-Mail
Ver Correio Eletrônico
Emulador de Terminal
É um programa que permite a um microcomputador "se transformar" em um terminal
Endereço Eletrônico
É o nome através do qual a INTERNET identifica o usuário.
Endereço IP
Verificar em IP.
Ethernet
Padrão muito usado para conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo PARC (Palo Alto Research Center) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão.


F


FAQ ( Frequently Asked Questions)
É um conjunto de perguntas mais frequentes sobre um determinado assunto. O objetivo delas é evitar que os participantes percam tempo respondendo as perguntas básicas de outros participantes.
Fibra Ótica
Método de transmissão de dados que emprega pulsos de luz enviados através de cabos de fibra de vidro.
Finger
É um programa que exibe as informações sobre um usuário em particular, ou sobre todos os usuários que estão usando em um dado momento um determinado computador.
FireWall
Parede corta fogo. Dispositivo que controla o tráfego entre a Internet e um computador ligado a ela. Impede que usuários não autorizados entrem neste computador, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Intenet, sem prévia autorização.
Flame
É utilizado para designar insultos ou ataques pessoais através de mensagens eletrônicas.
Freeware
Verificar em Domínio Público
FTP ( File Transfer Protocol)
É um protocolo de comunicação utilizado para transferir arquivos entre dois computadores na Internet. Usado para transferir ou receber arquivos na Internet.
FTP anônimo
É um uso especial do FTP para usuários que não tem conta nas localidades que oferem esse tipo de serviços.


G


Gateway
Um computador ou um equipamento específico que liga servidores entre si.
GIF (Graphics Interchange Format)
Um tipo de arquivo para a aprendizagem de gráficos e figuras, é muito utilizado pela Internet.
Gopher
É uma ferramenta da Internet baseada em menus, usada para "explorar" a Internet para busca de arquivos e informações.

H


Hacker
Alguém que tenta penetrar ilegalmente em computadores de outros usuários, até mesmo de empresas. Pode descrever também alguém fanático por computadores.
Hiperlink
É uma forma de ligar as Home-Pages através de palavras que ficam sublinhadas ou através de imagens.
Hipermídia
Documento hipertexto que contém além de textos, imagens, sons, vídeos...
Hipertexto
Documento que contém links, ou seja, ligações para outros documentos
Home-Page
Página de qualquer endereço eletrônico.
Host
Computador principal num ambiente de processamento distribuído. Computador central que controla uma rede.
HTML (Hypertext Markup Language)
Linguagem de programação na qual toda a World Wide Web é escrita.
HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
Protocolo que diz ao servidor para mandar páginas da World Wide Web para o seu micro.


I


Interativo
Processo de comunicação através do qual o usuário recebe uma resposta imediata a um comando dado ao computador
Interface
Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. É usado, ainda, para definir o modo, texto ou gráfico, de comunicação entre o computador e o usuário.
Internet
A grande rede formada por milhares de de redes interligadas em mais de 70 países. Os computadores utilizam o protocolo de comunicações TCP/IP. Originalmente desenvolvida para o exército americano, hoje é utilizada em grande parte para fins acadêmicos e comerciais.
Internet Society
Uma organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da Internet
Intranet
Redes corporativas que se utiliza, da tecnologia e infraestrutura de comunicação de dados da Internet. São utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.
IP
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede internet. Possuindo o seguinte formato: n1.n2.n3.n4, por exemplo: 10.98.1.241
IRC (Internet Relay Chat)
Área da Internet na qual é possível conversar, em tempo real, com uma ou mais pessoas, através de programas específicos


J


Java
Linguagem de programação muito similar ao C++ ou C, destinada à criação de desenhos, textos e pinturas animadas e/ou interativas. A Sun Microsystems, que inventou a linguagem Java, desenvolveu um browser para leitura dos applets e classes, e também um console para adaptação em outros navegadores. O Netscape 2.0 já vem com este console. Mais informações no site Java da Sun Microsystems.
JPEG/JPG ( Joint Photografic Experts Group)
Algorítimo para comprimir imagens, criado pela associação que lhe dá nome. Existe também o Motion JPEG (MPEG), usado para comprimir imagens animadas.


K


keyword ou palavra-chave
Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto; através dela, é possível localizar esse assunto.


L


LAN ( Local Area Network)
Rede de computadores limitada a distãncias de até 10 km. Geralmente limitada por prédios ou a um conjunto de prédios de uma instituição.
Largura de Banda
É a capacidade de enviar informações por um determinado canal, que pode ser umfio de cobre, um radioespectro, ou fibra ótica, ou seja, o número de bits por segundo que pose transmitir através de um canal qualquer.
Linguagens Scripts
São linguagens de programação cujo código fonte é interpretado pelo programa em tempo execução. Por exemplo: o browser interpreta HTML, Javascript e Vbscript.
Linha Dedicada
Verificar em Conexão Direta
Linha Discada
É uma telefônica comum, utilizada para fazer a conexão remota da internet.
Listserv
Software servidor que mantém os grupos de discussão, também conhecidos como newsgroups. O mais famoso conjunto de grupos de discusão é a USENET.
Login
O login éo nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, você precisa digitar sua identificação (login), seguido de uma senha (password).


M


MAN (Metropolitan Area Network)
Rede de abrangência metropolitana
Menu
Lista de opções a serem escolhidas, geralmente exibidas no vídeo.
Mbps (Megabits por segundo)
Velocidade de tráfego de dados, equivalente a 10 milhões de bits por segundo.
MIME (Multipurpose Internet Mail Extension)
Extensão que permite o envio de arquivos que não sejam texto, via e-mail, como imagens, áudio e vídeo.
Modem
Um dispositivo que adapta um computador a uma linha telefônica. Ele converte os pulsos digitais do computador para freqüências de áudio (analógicas) do sistema telefônico, e converte as freqüências de volta para pulsos no lado receptor. O modem também disca a linha, responde à chamada e controla a velocidade de transmissão, em bps.
Multimídia
Combinação de imagens, gráficos, áudio e animação.


N


Navegação
Ato de conectar-se a diferentes computadores da rede distribuídos pelo mundo, usando as facilidades providas por ferramentas como browsers Web. O navegante da rede realiza uma "viagem" virtual explorando o ciberespaço, da mesma forma que o astronauta explora o espaço sideral.
Net
A mesma coisa que rede, Internet.
Netfind
Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da Internet
Netiquette
Procedimentos de ética e etiqueta que devem ser observados quando estamos utilizando a rede.
Netnews
Usenet News, Usenet ou News. Serviço de discussão eletrônica sobre vasta gama de assuntos, cada qual ancorado por um grupo de discussão.
Newsgroups
Grupo temático de discussão do netnews.
Nó ou Nodo
Qualquer dispositivo, inclusive servidores e estações de trabalho, ligado a uma rede.


O


Off line
Quando o seu computador não está cpnectado ao sistema
On Line
Qualquer atividade executada enquanto o seu computador estiver conectado a um outro computador ou rede.
OSI (Open System Interconnect)
É um modelo conceitual de protocolo com sete camadas definido pela ISO, para a compreensão e o projeto de redes de computadores. Trata-se de uma padronização internacional para facilitar a comunicação entre computadores de diferentes fabricantes.


P


Pacote
Dado encapsulado para transmissão na rede. Um conjunto de bits compreendendo informação de controle, endereço fonte e destino dos nós envolvidos na transmissão.
Ping (Packet Internet Group)
Programa utilitário que verifica se o seu computador pode se comunicar com outro da Internet.
Plugins
Extensões do browser, fornecidas pelo fabricante do browser ou empresas parceiras que fornecem recursos adicionais de multimídia, facilitando a visualização de textos, som, vídeo, etc. e maior interação com o usuário
Pop (Post Office Protocol)
Protocolo usado por programas de correio eletrônico para recuperação e envio de mensagens do seu equipamento para um servidor de correspondência.
Porta
Ponto em um computador que serve para receber uma conexão, onde, normalmente, cada porta está associada a um determinado serviço (FTP, Telnet, ..)
Postmaster
E-mail do responsável pelo correio eletrônico de uma máquina ou domínio.
PPP (Point to Point Protocol)
Modalidade de conexão que permite aos computadores se integrar ao ambiente da internet diretamente, em vez de utilizar máquinas provedoras de acesso como intermediárias.
Protocolo
Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o seqüenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados. Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.
Provedor de Acesso
Instituição que se liga à Internet, via um Ponto-de-Presença ou outro provedor, para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos e instituições, em caráter comercial ou não. O provedor de acesso torna possível ao usuário final a conexão à Internet através de uma ligação telefônica local.
Provedor de Informação
Instituição cuja finalidade principal é coletar, manter e/ou organizar informações on-line para acesso através da Internet por parte de assinantes da rede. Essas informações podem ser de acesso público incondicional, caracterizando assim um provedor não-comercial ou, no outro extremo, constituir um serviço comercial onde existem tarifas ou assinaturas cobradas pelo provedor.
Provedor de Serviço
Pode ser tanto um provedor de acesso como um de serviço.


Q

 


R

 


Rede
Conjunto de computadores interligados que compartilham serviços
Remoto
É como se denomina um computador que fornece um serviço
Roteador
Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Uma instituição, ao se conectar à Internet, deverá adquirir um roteador para conectar sua Rede Local (LAN) ao Ponto-de-Presença mais próximo. Roteadores vivem se falando aos pares, como modems.


S


Servidor
Numa rede, é um computador que administra e fornece programas e informações para os outros computadores conectados. No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como archie, Gopher, WAIS e WWW são providos por servidores; Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que prove recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para usuários de uma rede de computadores.
Servidor de Terminais
Equipamento que atende linhas de comunicação onde se ligam os terminais conectando-os a uma rede.
Shareware
Programa disponível publicamente para avaliação e uso experimental, mas cujo uso em regime pressupõe que o usuário pagará uma licença ao autor. Shareware é distinto de freeware, no sentido de que um software em shareware é comercial
Sistema Operacional
Programa normalmente fornecido pelo fabricante para o controle e coordenação de todas as operações de um computador.
Site
Sinônimo de localidade, conjunto de home pages de uma mesma pessoa, ou instituição.
SLIP (Serial Line Internet Protocol)
É um protocolo serial assíncrono, bastante popular, usado na Internet para acesso remoto discado.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
Protocolo Internet usado para correio eletrônico
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Protocolo muito usando para monitorar e controlar serviços e dispositivos de uma rede TCP/IP
Sysop (System Operator)
A pessoa responsável pela manutenção e operação de um BBS ou provedor de acesso à Internet.


T


Talk
Programa que permite que dois ou mais usuários conectados à Internet "conversem" em tempo real.
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
Conjunto de protocolos utilizado pela Internet para permitir a comunicação entre os computadores.
Telnet
Protocolo de Internet que permite dazer um login em um outro computador da rede.


U


Unix
Sistema operacional avançado, que permite que vários usuários compartilhem os recursos de um computador simultâneamente. Muito usado na Internet.
URL (Uniforme Resourch Location)
Código para localização universal, que permite identificar e acessar um serviço na rede Web. É o próprio sistema de endereçamento, por exemplo: http://www.telma.net.br
Upload
Transferência de um arquivo do seu computador para outro computador.
Usenet ou Usenet News
Uma coleção de newsgroups organizada por tópicos. Também éo nome de uma rede de computadores, sendo que nem todos eles estão ligados à Internet.
Username
Nome pelo qual o sistema operacional identifica o usuário.


V


Vírus
Programa desenvolvido para "infectar" outros programas, inclusive o sistema operacional. O objetivo do vírus de computador é prejudicar o funcionamento normal do computador.
VRML (Virtual Reality Modeling Language)
Um padrão emergente que permite a modelagem e a navegação através um ambiente 3-D em browsers que a suportam.


W


Wais (Wide Area Information Server)
É um serviço que permite a procura de informações em bases de dados distribuídas, cliente/servidor, através de uma interface bastante simples. Sua principal peculiaridade é a conversão automática de formatos para visualização remota de documentos e dados.
WAN ( Wide Area Network)
Rede que interliga computadores distribuídos em áreas geograficamente separadas
Whois
Serviço da Internet que permite que sejam pesquisados, em um banco de dados, endereços eletrônicos de usuários da rede.
WebMaster
Pessoa responsável pela admiistração de um nó WWW
WWW (World Wide Web)
Sistema baseado em hipertextos que permite a procura e a utilização dos recursos disponíveis na Internet
WYSIWYG (What You See Is What You Get)
Sigla atribuída a softwares que mostram na tela do micro os arquivos como realmente eles são.


Y


Z

 

Em Floriano, alcançamos todo o município com qualidade total.
© 2006 FlorianoNET Ltda. Todos os Direitos Reservados.